Still Semente 05.jpeg

A Imagem Essencial é uma produtora independente que atua em audiovisual, artes cênicas e música. Entre a produção audiovisual, destaca-se o documentário Fazedor de Montanhas (2008), que aborda o debate sobre a questão do lixo na nossa sociedade, ganhador do Prêmio Especial do Júri – Cinestrat Film Festival (Espanha) e Seleção Oficial: Festival Globians Docs (Berlim); Festival de las Artes Castilla y León (Espanha); Spiel 09 Austria Festival em Andorf (Áustria); 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e XXXV Jornada Internacional de Cinema da Bahia. Outra produção de destaque foi o documentário AIDS 30 anos, que retrata a 16ª Conferência Internacional sobre Aids em Washington/EUA, com estreia em 2011 no CineSesc São Paulo.

IMAGEM ESSENCIAL

Para o trabalho e pesquisa de produção audiovisual para a infância, a Imagem Essencial possui uma equipe de  especialistas nas linguagens das artes e na educação: animadores, editores, fotógrafos, musicistas, compositores, arranjadores, pedagogos e arte educadores. O trabalho se originou da pergunta: Qual o caminho para se comunicar com as crianças que nascem na era digital? Nosso trabalho artístico foi em busca de uma imagem e linguagem em que as crianças possam despertar o interesse e a curiosidade pelo mundo, trazendo conhecimentos e aprendizados sobre a natureza, as relações humanas e as necessidades específicas da infância, conforme cada fase do desenvolvimento infantil. Em 2015, com recursos próprios, produzimos nossa primeira animação Polén Polén, com técnicas de animação digital 2D, animação tradicional, stop motion e efeito paralaxe - direção de arte e animação de Leandro Teichimann, que entre as suas formações destaca-se a Voyage 3D da Faculdade Criativa Méliès (São Paulo). Em 2016,  Polén, Pólen participou da 16ª MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa - e da 15ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Atualmente, lançamos enquanto equipe sete curtas-metragens de Atauara para crianças (live action, animação 2D e paralaxe), sendo disponibilizados pelo Youtube.

 

Site produtora

 
03%2520PlanetaDistante%2520-%2520Youtube
 

Produção e Direção 

Alcione Alves 

Direção de Fotografia

Pedro J. Duarte

Direção de Arte 

Pedro J. Duarte

Direção Musical

Abigail Wímer

Trilha Sonora Original

Alê Mihanovich

Roteiro - Coordenação

Silen de Castro 

Colaboradores

Abigail Wímer

Alcione Alves 

Helena Castro

Naiara de Castro 

Nathan de Castro

Pedro J. Duarte

Rafael Curátolo 

 

Atores

Helena Castro

Naiara de Castro

Nathan de Castro

Rafael Curátolo

Tininha Calazans

Sílen de Castro

Edição 

Pedro J. Duarte 

Edição de som  

Lucas Martinez

Finalização e Colorista 

Alê Mihanovich

Cenários

Pedro J. Duarte 

Adriano Raphaelli

Luciane Coelho

Alê Mihanovich

Figurinos 

Andrea Canton

Isabela Teles

Peruqueira

Gal Gruman

Costureira

Mirian

Maquiador

Vitor Gaspar

 

Arranjos

Alê Mihanovith

 

Assistente de Edição Musical

Lucas Martinez

Estúdio de Som

Estúdio Giba

Técnico de Som

Hélio Ishitani

 

Operadores de Câmera

Patricia Santos

Roald Júnior 

Iluminação

Marcelão

Assistente de Iluminação 

Freddy Argote

Produção  Executiva

Alcione Alves

 

Produção

Raíssa Tomasin 

Assistente de Produção

Rafael Curátolo

Françoise Plas

Publicação Digital 

Lucas Martinez

Web Design

Tati Mayumi

Redatores do site 

Cláudio Correa

Rafael Curátolo

Raíssa Tomasin

Marketing e Mídias Sociais 

Débora Dietrich

Naiara de Castro

Ulisses Buonanni

Assistente Administrativo

Flávio Donasci

Realização 

IMAGEM ESSENCIAL

FICHA TÉCNICA

AMIGO%25252520COMPLETO%25252520-%2525252
 

Pedro J. Duarte

Direção de Arte e Fotografia

 

Nascido em Córdoba, Argentina em 28 de Janeiro de 1959. 

Formou-se como fotógrafo pelo IFCC de Córdoba (Argentina). Realizou na Argentina o programa infantil TV Pedaleando com Piñón Fijo (1994/1995).

No Brasil fez fotografia com Hugo Kovensky e edição de vídeos com Eduardo Xocante. Trabalhou como fotógrafo no Diário São Paulo (1996 / 97), Revista Já (1996/97) na TV fez A Moviola, canal 14 - SP (1997/1999 ). Realizou os documentários: Fazedor de Montanhas (50min. Montador 2009), Músicos do Futuro (15min. Editor - 2009), Aids 30 anos (45min. Editor - 2010), Flores Vermelhas (17 min. Direção - 2013), As Respostas das ONGs do Mundo (47min. Direção - 2014), O Espírito de Francisco (11 min - Direção 2016).

 

Atualmente faz parte da equipe do projeto Atauara exibido no Youtube. Realizador de curtas e documentários na Linha de Montagem Filmes em parceria com a Imagem Essencial Produções Culturais.

Alexandre Mihanovich

Trilha sonora

 

Alexandre Mihanovich, nascido em 1964 em São Paulo, guitarrista, compositor e arranjador, iniciou seus estudos no Clam, escola fundada pelo Zimbo Trio nos anos 70, estudando guitarra com Ulisses Rocha. Estudou composição e contra-ponto com o maestro novaiorquino Thomas Lawrence Toscano. 

 

Tido como um dos melhores guitarristas de jazz do Brasil, é também produtor, compositor e arranjador. Tocou com grandes músicos como: Arismar do Espírito Santo, Lito Robledo, Bob Wyatt, Luiz Mello, Evaldo Soares, Sara Chretien, Cuca Teixeira, Nailor Proveta, Wilson Teixeira, Michel Leme, Daniel D'Alcântara, Eliane Elias, Hermeto Pascoal, Randy Brecker entre outros. 

 

Morando em Piracaia desde 2006 já teve arranjos gravados por bandas e orquestras como: Reteté BigBand, Sound Scape Big Band, Rebop (noneto de Bob Wyatt), Banda da Escuela MusiMedios de Rosario/Argentina, Orquestra Jazz Sinfônica, a Banda Sinfônica, a OSESP, a L'Orquestra Polifônica Siciliana (Sicília), Banda Mantiqueira, arranjos para Toninho Ferragutti, Philipe Kadosch (França), Tetê Spindola entre outros, e teve 3 quartetos de cordas tocados pelo Quarteto da Cidade.

 

Além das apresentações, cujo repertório é formado por standards de jazz e composições próprias, atua na área na publicidade, produzindo trilhas e jingles.

Andrea Canton

Figurino

Professora e figurinista, Andrea Canton formou-se em Cinema , especializou-se no SENAC/Esmod e pós graduou-se em moda e cultura. Foi assistente de figurino no programa Castelo Rá Tim Bum da TV Cultura e figurinista nos programas:  X Tudo, Cocoricó, Minuto Científico e O menino ,a favela e as tampas de panela. Foi premiada como finalista no concurso Design 21 (expo98/Portugal) com exposição coletiva dos participantes no Japão.

 

No Teatro elaborou figurinos para o musical infantil  Canções dos Direitos das Crianças de Roberto Lage, A Casa de Brinquedos, de Mario Mazetti, Madrugada, de Juliana Jardim, Cacilda no SESC Pompeia, O Julgamento da Chapeuzinho Vermelho, de Paulo Branco.

 

Participou da criação de figurinos para os curta-metragens: Os últimos Serão os Primeiros e Flores Impares, de Sung Sfai. Desenvolveu a pesquisa  de figurinos para a peça de Cacilda Becker, de José Celso Martinez Correa e para a Ópera Andréa Chenier, no teatro Municipal de São Paulo. Trabalhou como figurinista nas óperas: Norma, Palgliacci e Condor, nos Festivais do Teatro Amazonas e no Teatro Municipal de São Paulo com direção artística de Renato Theobaldo de Moraes. Lecionou por  15 anos na faculdade Senac de Moda. 

Isabela Teles

Figurino

 

Nasceu no Rio de janeiro em 1969, se formou na Faculdade de Paris VIII em Letras e Artes e no curso de Estilismo da escola Esmod

Voltando ao Brasil, trabalhou como Figurinista Assistente na Rede Globo de TelevisãoVeio para São Paulo como Figurinista da TV Cultura criando figurinos de programas como Castelo Rá Tim Bum, Ilha Ratimbum, X-Tudo e Quintal da Cultura e séries, Contos da Meia Noite, Máximo e Confúcio, dentre outros. Ainda na TV Cultura coordenou o Departamento de Figurinos por 16 anos.

 

Responsável pelos figurinos para os musicais, Quem tem Medo do Curupira, Mágico de Oz, Pinocchio, A Bela e a Fera, Peter Pan, Bixiga, Palavra Cantada Sem Pé nem CabeçaRamon & Maraó.

No teatro, circo e dança compôs figurinos para as companhias DeLivre Delirios, Solas ao Vento, Meninas do Conto, A Fabulosa Companhia, Circo Delírio, Uma Trilha para sua História, Doutores da Alegria, Cia Balangandança. E outras peças teatrais como Sabor a Freud, Término do Amor, Fera na Selva, Não se Brinca com o Amor, dentre outras. Além dos figurinos para 9 temporadas de shows e clipes da dupla Palavra Cantada. E as Óperas Brasil 500 Anos e Bodas no Monastério.

CURRÍCULOS